Ao que vive intensamente, o calor vem desumano - Você me ensinou a escrever

março 14, 2018

Ao que vive intensamente, o calor vem desumano


Suculenta

Hoje o seu pesar cintila nos varais
Usou as sete vidas e não foi feliz jamais
Toda imensidão passou pela vida e foi cair na solidão.

            Esse texto se propõe a ser uma interpretação de alguns trechos definitivos da música Milagreiro do Djavan. Ou melhor, uma tentativa. Creio que seja uma canção um tanto subjetiva que diz respeito a uma história pessoal. Tais palavras só entenderá mesmo quem vivenciou. Mas, como ouvinte vai sempre ter suas próprias conclusões, lá vou eu. Apreciadores da música e da poesia vão sempre parafrasear e dar seu próprio significado às obras que perpassam pelos encalços de suas entranhas malabaristas emocionadas.
            Comecei a lembrar dos tempos em que a vida se resumia, para mim, a “viver e viver intensamente”. É, antes que elimine este propósito, explicarei as razões pelas quais tal pensamento pode ser um tanto ambíguo. A questão é que há muito se propaga que deveremos nos jogar no mundo, a existência chama e nos arriscamos a sofrer de tudo. Não devemos ter medo de nos relacionar com os outros, criar vínculos, produzir afetos. Viver intensamente significa sair por aí e dizer “Sim, sim, sim! ”, quase sempre para tudo.
            O lado bom de tomar como lema o “viver intensamente” é, primeiro, que diz respeito a um paradigma que toma a vida como algo muito grandioso que deve ser aproveitado, comido, mastigado, amado. Algo realmente vivido. Nos protege de ser pessoas medrosas, que vivem na lateral da vida, que têm medo de se abrir para o relacionamento com os outros, que vivem à margem e não sabem. Já o seu lado ruim é criar pessoas sem critério. O que eu quero dizer com “critério”?
            Bom, costumamos sempre a ver pessoas sofrendo por terem se colocado em risco, riscos que não queriam correr, riscos que não geraram aprendizado nenhum. É raro algo na vida não gerar aprendizado e novas formas de se comportar no mundo. Porém, por vezes passamos muito tempo rígidos numa visão de mundo que caricaturalmente nos liberta, mas só na caricatura mesmo. Por dentro ainda estamos presos, presos dentro da visão de mundo que pouco é capaz de enxergar.
            Daí as pessoas insistem em prolongar e perpetuar comportamento que as aprisiona. Viver intensamente, às vezes, acaba sendo um “não-viver”, ou até mesmo um “sobreviver” pois gera tanta dor e angústia que o ser em questão acaba apenas se adaptando, mas nunca é realmente alguém feliz, com a vida e consigo mesmo.
            O critério de que falo, então, constitui fatores de análise que somos capazes de adotar diante de situações de risco, pessoas de risco, ou dispêndio de energia sem necessidade. É cientificamente comprovado que nós, seres humanos, bem como algumas outras espécies de animais, temos predisposições biológicas para calcular se a energia que estamos gastando vale o objetivo final. O ganho é maior do que a energia que depositamos na conquista desse propósito? A questão é que, diferente de animais, nós, reles humanos, nos afetamos muito mais e somos dotados de emoções conscientes (chamadas sentimentos) graças à capacidade perceptiva, e assim, todas essas emoções também implicam na realização do cálculo. O sucesso nem sempre é garantido.
Nossa capacidade de planejamento, então, se vê corrompida por outros processos biológicos subjetivos que não conseguimos controlar. A menos que nos dediquemos a nos conhecer, reconhecer quais os objetivos de vida e quais os resultados que queremos. Aprender diz respeito a isso também: ser capaz de fazer uma mudança comportamental que condiz com os nossos objetivos primordiais e se adaptar às demandas que nos são apresentadas na jornada em prol desse objetivo.
Logo, mais algumas premissas refutam a supremacia do paradigma tão amado por tantas pessoas – inclusive eu – do “viver intensamente”, que já não abarca todos os propósitos adotados por uma pessoa. Porque viver sem discernimento jamais a conduzirá à essência bela da vida que ela procura. A menos que queiramos sofrer intensamente para sempre, devemos lançar-nos na vida e viver – como se diz, mesmo? – Intensamente.
Outra premissa que uso para ratificar a conclusão à qual chego é: viver de verdade, não necessariamente é viver intensamente. Me ancorando novamente na biopsicologia, ressalto que o medo também é uma característica humana adquirida ao longo da história das espécies que se tornou de uma importância evolutiva imprescindível. Sem o medo seríamos lançados aos leões sem sequer piscar os olhos. Não estaríamos aqui. Logo, o medo serve, também, como um dos fatores de critério. Critérios para delimitar o que é viver e o que não é viver de verdade.
Viver intensamente nos lança na incerteza certa. Será sempre incerteza. Não temos pena de nossa integridade, não damos importância ao sagrado em nosso espírito, não valorizamos a pessoalidade do nosso corpo, fingimos que não temos medo de nos machucar. É tudo mentira! É certo que um dos valores de sobrevivência e VIVÊNCIA subjetiva humana é narcísica e naturalmente pessoal. Vide o tão aclamado amor próprio.
Amor próprio existe porque valorizamos a nossa vida. Até mesmo quem vive intensamente. Talvez só tenha se esquecido dos critérios. Talvez tenha definido critérios com base em suas emoções mais sombrias. Talvez ache que não deva definir critérios e queira assumir a responsabilidade e a dor que dela decorre. Talvez queira viver o caos, e o caos é sempre subjetivo. Mas quando isso não é verdade ou não acontece, só resta um significado: sofrimento. Sofrimento gerado pelo mito do viver intensamente.
Viver de verdade, então, diz respeito a escolher a vida e ser responsável pelas próprias escolhas. Você sente mais “intensamente” as coisas ao seu redor porque selecionou verdades a dedo para caminhar ao seu lado. Disse não às mentiras. Agora você é capaz de ser feliz porque não é mais uma vítima do “destino” ou da vida, do caos. Você não é o caos porque definiu critérios e diretrizes que implicam nas suas ações e suas ações implicam. Ou seja, tomará cuidado ao se jogar na vida sem análise crítica do que aquilo pode gerar, psicologicamente falando.
Quando escolhemos viver de verdade, ao invés de viver intensamente, percebemos o quanto que da vida está nas nossas mãos, e não mais nas mãos dos outros, não é “o universo que está contra você”. Você entende que se antes foi assim, é porque você se pôs, com suas próprias ações, contra você mesmo.
É um princípio fenomenológico existencial, também, o fato de que só tomamos, verdadeiramente, consciência de algo quando somos capazes de, efetivamente, mudar o nosso comportamento para um repertório condizente com a tomada de consciência. Ou seja, às vezes podemos maturar tudo isso aqui na nossa cabeça e simplesmente não sermos capazes de realizar nada. Tudo permanece igual, continuamos a perpetuar os mesmos velhos hábitos e continuamos a culpar os outros pelo nosso fracasso.
Sendo assim, viver intensamente poderia ser ressiginificado para viver conscientemente. Só sendo possível assumir essa intensidade genuína quando se conscientiza da vida que está levando. Ter consciência de si e do mundo é a porta para uma vida verdadeiramente intensa, não no sentido que se atribui – viver ao leú – mas sim viver bem, com o resguardo da própria felicidade.
Acredito que a música, Milagreiro, fala sobre isso. A vida que é feita de ilusão, a ilusão do viver intensamente que não gerou frutos. O que será que quer dizer, uma pessoa usar suas sete vidas e não ser feliz uma vez sequer? Encontrar pedaços de “felicidade”, aqui e ali. Migalhas. É claro que também não mantemos o controle sobre tudo. Coisas inesperadas acontecem, e nem sempre dependem de nossas ações, mas isso faz parte, também, da ilusão narcísica que nos faz acreditar que o mundo gira em torno de nossas vontades, vontades essas que nem sempre são genuínas.
É necessário discernimento, também, para qualificar a verdadeira vontade.
O que resta é, percebendo isto, a ressurreição final: mais um santo para esculpir é o que lhe vale, para evitar que o rancor suas ervas espalhem.
O Milagreiro é, nada mais nada menos, você mesmo. O resto, interprete por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Lyllian Teles. Tecnologia do Blogger.

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *